Tutorial de Programação Android – Lição 6

Exemplo 4 -Com Hardware

O quarto exemplo de aplicação consiste, em criar uma interface de controlo num smartphone android de modo a controlar um robô. A aplicação consiste em diversos botões, que quando pressionados mandam uma mensagem para o arduino de modo a que um movimento seja realizado pelo robô.

Desenho do Layout (Designer)

Primeiro deve ser selecionado o "Screen1" na tabela de componentes para se definir as propriedades.
Remover nas propriedades do Screen 1 a opção "Scrollable" pois esta vai permitir colocar o alinhamento do ecrã centrado segundo a vertical. De seguida colocar as opções:
- AlignHorizontal: Center (Centra os componentes segundo a horizontal)
- AlignVertical: Center (Centra os componentes segundo a vertical)
- BackgroundColor: White (Cor de fundo)
- ScreenOrientation:Landscape.
- Title: Controlo Remoto

NOTA: As opções não referidas, devem ficar como estão por defeito, mas sendo que muitas são de personalização, fica ao critério de cada um.

Adicionar um "HorizontalArrangement" ao screen, selecionar na tab "Layout" da Palette, e arrastar para o screen o "HorizontalArrangement".

Relativamente às propriedades deste:
- AlignHorizontal: Center
- AlignVertical: Center
- Width: Fill Parent
- Height: Fill Parent

Adicionar um "BluetoothClient" ao screen, selecionar na tab "Connectivity" da Palette, e arrastar para o screen o "BluetoothClient".

De seguida devem ser adicionados dois VerticalArrengement e um tableArrangement os quais podem ser encontrados na Palette. Estes devem ser colocados dentro do HorizontalArrengement. O tableArrangement deve ficar no meio dos dois VerticalArrengement .

NOTA:
A ordem deve ser, começando da esquerda para a direita -> VerticalArrengement2 -> tableArrangement ->VerticalArrengement1.

É necessário definir o Height dos Vertical arrangement para "Fill Parent".

De seguida são adicionados os componentes de input, um "ListPicker", um botão e 4 canvas.
O "ListPicker" e os canvas 1 e 2 são colocados no "VerticalArrangement" da esquerda e os restantes componentes no da Direita, como pode ser visto na imagem.

Propriedades dos componentes:

ListPicker1:
- Enabled: Checar a box
- FontSize: 14.0
- Text: Ligar
- TextAlignment: Center
- TextColor: Black
- Width: 80 pixels..
- Height: 40 pixels..

Button1:
- FontSize: 14.0
- Text: Desligar
- TextAlignment: Center
- TextColor: Black
- Width: 80 pixels..
- Height: 40 pixels..

Para definir as propriedades dos "Canvas" é necessário fazer upload das imagens que vão ser associadas aos mesmos. Para tal, no canto inferior direito existe a tabela de "media" onde está disponivel o botão upload.

Canvas1:
- BackgroundColor: White
- BackgroundImage: "Frente.png"
- Width: 80 Pixels ..
- Height: 80 Pixels ..

Canvas2:
- BackgroundColor: White
- BackgroundImage: "Tras.png"
- Width: 80 Pixels ..
- Height: 80 Pixels ..

Canvas3:
- BackgroundColor: White
- BackgroundImage: "Direita.png"
- Width: 80 Pixels ..
- Height: 80 Pixels ..

Canvas4:
- BackgroundColor: White
- BackgroundImage: "Esquerda.png"
- Width: 80 Pixels ..
- Height: 80 Pixels ..

De seguida são adicionados os componentes de comando da garra.
Devem ser selecionados 4 "button" e arrastar para o tableArrangement.

Propriedades dos "button"

Button2:
- FontSize: 14.0
- Text: Abrir Garra
- TextAlignment: Center
- TextColor: Black
- Width: 80 pixels.
- Height: 40 pixels.

Button3:
- FontSize: 14.0
- Text: Fechar Garra
- TextAlignment: Center
- TextColor: Black
- Width: 80 pixels.
- Height: 40 pixels.

Button4:
- FontSize: 14.0
- Text: Braço Avançar
- TextAlignment: Center
- TextColor: Black
- Width: 80 pixels.
- Height: 40 pixels.

Button5:
- FontSize: 14.0
- Text: Braço Recuar
- TextAlignment: Center
- TextColor: Black
- Width: 80 pixels.
- Height: 40 pixels.

No final, na tabela de componentes, os componentes devem aparecer com a hierarquia apresentada na imagem.
Blocos para criar lista de dispositivos bluetooth, ligar e desligar o comando e controlar a garra.

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