Atividades 2014

 

No passado dia 20 de junho decorreu o concurso ROBOT@ESCOLA – “Escola de Robótica”, no Forum de Castelo Branco.

Para este evento foram convidadas as escolas que já tinham abraçado a iniciativa durante o ano letivo, já possuíam robô que tinha sido montado e estava programado e também a todos os visitantes do fórum ou pessoas que quisessem participar. A Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco disponibilizou robôs que podiam ser usados nas provas para todos os que pretendessem participar e não tivessem um robô.

O fórum abre as portas ao público pelas 10 horas da manhã e foi também a essa hora que se iniciou o Concurso. Para além dos alunos das escolas parceiras do projeto, com os alunos previamente inscritos, participaram também visitantes do fórum. O período da manhã foi preenchido com a afinação dos robôs, e os treinos livres. Foram ainda realizadas demonstrações de robôs aos visitantes do evento, público em geral.

Depois do almoço iniciaram-se as provas,

Prova1: “Corrida de robôs telecomandados por Android”. Esta prova teve a participação de várias equipes das escolas parceiras e a que se classificou em primeiro lugar foi a equipe: “Sou Eu”, em segundo lugar classificou-se a equipe: “Os velozes”, estas equipes são constituídas por alunos da escola Cidade de Castelo Branco e Escola Faria de Vasconcelos.

Prova2:”Condução autónoma- segue linha”. Esta prova teve a participação de várias equipes a que se classificou em primeiro lugar foi a equipe: ” Os Melos”, em segundo lugar classificou-se a equipe: ” Os velozes”, estas equipes são constituídas por alunos da escola Campos de Melo e Escola Faria de Vasconcelos.

Prova3:” Robô Agarra telecomandado por Android”, esta prova teve a participação de várias equipes a que se classificou em primeiro lugar foi a equipe: “Carapalha”, em segundo lugar classificou-se a equipe: “Sou Eu”, estas equipes são constituídas por alunos da escola Faria de Vasconcelos e Escola Cidade de Castelo Branco.

No decorrer das provas, muitas foram as pessoas que visitaram o evento e mostraram bastante interesse, ouviram-se comentários muito positivos dos visitantes e dos professores que estavam envolvidos no projeto.

No final das provas decorreu a entrega dos prémios que foram doados pelas empresas MIR, MBIT, BMW, fórum de Castelo Branco e IPCB, estes prémios foram entregues às escolas que participaram e que melhor se classificaram, 1º prémio Escola Faria de Vasconcelos, 2º prémio Escola Cidade de Castelo Branco e 3º prémio Escola Campos de Melo.

Foi um dia muito divertido, muitos jovens mostraram interesse em melhorar os robôs para que numa próxima oportunidade o seu robô tenha uma melhor prestação, muitos alunos tiveram ainda oportunidade de conhecer e fazer novos amigos e conhecer o recinto do Forum de Castelo Branco.

DSC_4840-1DSC_4865 - 1

DSC_4888-1DSC_4868-1DSC_4900-1

DSC_4907-1DSC_4910-1DSC_4914-1

DSC_4916 - 1DSC_4920 - 1DSC_4923 - 1WP_20140620_17_01_53_ProDSC_4925 - 1

 

6 de Junho de 2014 – Workshop “Escola de Robótica” na Escola Cidade de Castelo Branco.

26 de Maio de 2014 – Workshop “Escola de Robótica” na Escola Faria de Vasconcelos e Escola Secundária Nuno Alvares.

Pódio para o IPCB no Festival Nacional de Robótica 2014

Pódio para o IPCB no Festival Nacional de Robótica 2014 Prova de Condução Autónoma – Challenge
Cursos / 2014-05-15

Os robôs do IPCB participaram no Festival Nacional de Robótica que decorreu de 15 a 18 de maio em Espinho.

O robô KIKA2009 alcançou o terceiro lugar na prova de Condução Autónoma – Challenge. Este robô foi construído no Laboratório de Robótica do IPCB em 2009, tendo desde então conhecido vários melhoramentos. Em Espinho estiveram sete equipas a competir nesta prova, ficando o KIKA2009 logo atrás de robôs do Instituto Superior Técnico e do Instituto Politécnico de Leira. Também participaram a Universidade do Porto, de Aveiro e de Trás-os-Montes e Alto Douro. Um segundo robô do IPCB, KIKA2014, também participou na prova.
Nesta prova do Festival, os robôs devem realizar várias tarefas associadas à condução, num circuito/pista, de forma autónoma. Estas tarefas são por exemplo a condução entre as faixas de rodagem, respeito dos semáforos, paragem na passadeira, desvio de obstáculos colocados na pista, conduzir dentro de um túnel com visibilidade reduzida, conduzir numa zona de obras, entre outros. A prova é dividida em três mangas, cada uma em diferentes dias do evento.
O robô KIKA2009, venceu a manga mais técnica, a terceira e última, o que não foi suficiente para subir mais no pódio, devido a na primeira manga (prova de velocidade) ter perdido tempo precioso para os dois primeiros. De facto o robô ficou em terceiro, segundo e primeiro, em cada manga da prova, uma prestação em crescendo.

Os resultados alcançados premiaram o espírito de equipa e empenho para superar as dificuldades das provas, bem como todos os alunos que ao longo dos últimos anos têm trabalhado nos robôs, no âmbito das disciplinas da área de automação, controlo e robótica. Ficaram este ano os objetivos cumpridos, incluindo o de voltar para o ano para subir mais no pódio.
As duas equipas do IPCB orientadas pelos Professores Paulo Gonçalves e Pedro Torres, foram constituídas por alunos entusiastas da Robótica, dos Cursos de Engenharia Industrial e CET de Automação e Manutenção Industrial, da Escola Superior de Tecnologia.

Para mais informações em: http://www.est.ipcb.pt
- See more at: http://www.est.ipcb.pt/net/v2/info.php?id=445#sthash.ZgQ83faV.dpuf

Alunos da Escola Amato Lusitano iniciaram estágio, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, no dia 5 de Maio e irão terminar no dia 20 de Junho de 2014.
30 de Abril de 2014 – Workshop “Escola de Robótica” na Escola Amato Lusitano.
29 de Abril de 2014 – Workshop “Escola de Robótica” na Escola Campos de Melo na Covilhã.
25 de Abril de 2014 – Workshop “Escola de Robótica” no centro de ciência viva em Proença a Nova

10 de Abril de 2014 – Workshop “Escola de Robótica” no U-CodeBits no Data Center PT na Covilhã.

28 de Março de 2014 – Segunda sessão no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Rodão.

25 de Março de 2014 – Segunda sessão na Escola Secundária do Fundão.

19 de Março de 2014 – Segunda sessão no Intituto S. Tiago.

18 de Março de 2014 – Segunda sessão na Escola Secundária da Sertã.

17 de Março de 2014 – Segunda sessão na Escola Profissional do Fundão.

11 de Fevereiro de 2014 – Criação de desenvolvimento da segunda plataforma robótica para o projeto “Escola de Robótica” no Laboratório de Robótica da Escola Superior de Tecnologias de Castelo Branco.

21 e 28 de Janeiro de 2014 – Primeira e Segunda sessão na Escola Secundária Nuno Álvares.

13 e 20 de Janeiro de 2014 – Primeira e Segunda sessão na Escola Faria Vasconcelos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>