Tutorial de Programação Android – Lição 5

Exemplo 3 -Com Hardware (com transmissão de video)

O terceiro exemplo de aplicação consiste, em criar uma interface de controlo num smartphone android de modo a controlar um robô.
A aplicação consiste em diversos botões, que quando pressionados mandam uma mensagem para o arduino de modo a que um movimento seja realizado pelo robô.

Desenho do Layout (Designer)

Primeiro de tudo, devemos selecionar o "Screen1" na tabela de componentes para definirmos quais as suas propriedades.
Inicialmente, remover, nas propriedades do Screen 1 a opção "Scrollable" pois esta vai permitir colocar o alinhamento do ecrã centrado segundo a vertical. Seguidamente colocar as opções:
-- AlignHorizontal: Center (Centra os componentes segundo a horizontal)
-- AlignVertical: Center (Centra os componentes segundo a vertical)
-- BackgroundColor: White (Cor de fundo)
-- ScreenOrientation:Landscape.
-- Title: Controlo Remoto

NOTA: As opções não referidas, devem ficar como estão por defeito, mas sendo que muitas são de personalização, fica ao critério de cada um.

Adicionar um "HorizontalArrangement" ao screen, bastando ir à tab "Layout" da Palette, e arrastando para o screen o "HorizontalArrangement".

Relativamente à propriedades deste:
-- AlignHorizontal: Center
-- AlignVertical: Center
-- Width: Fill Parent
-- Height: Fill Parent

Adicionar um "BluetoothClient" ao screen, bastando ir à tab "Connectivity" da Palette, e arrastando para o screen o "BluetoothClient".

Seguidamente devem ser adicionados dois VerticalArrengement e um WebViewer, os quais podem ser encontrados na Palette. Estes deve ser colocados dentro do HorizontalArrengement. O WebViewer deve ficar no meio dos dois VerticalArrengement .

NOTA: A ordem deve ser, começando da esquerda para a direita -> VerticalArrengement2 -> WebViewer1 -> VerticalArrengement1.

É necessário definir o Height dos Vertical arrangement para "Fill Parent".

Seguidamente são adicionados os componentes de input, um "ListPicker", um botão e 4 canvas.
O "ListPicker" e os canvas 1 e 2 são colocados no "VerticalArrangement" da esquerda e os restantes componentes no da Direita, como pode ser visto na imagem.

Propriedades dos componentes:

ListPicker1:
-- Enabled: Checar a box
-- FontSize: 14.0
-- Text: Ligar
-- TextAlignment: Center
-- TextColor: Black
-- Width: 80 pixels..
-- Height: 40 pixels..

Button1:
-- FontSize: 14.0
-- Text: Desligar
-- TextAlignment: Center
-- TextColor: Black
-- Width: 80 pixels..
-- Height: 40 pixels..

Para definir as propriedades dos "Canvas" é necessário fazer upload das imagens que vão ser associadas aos mesmos. Para tal, no canto inferior direito existe a tabela de "media" onde está disponivel o botão upload.

Canvas1:
-- BackgroundColor: White
-- BackgroundImage: "Frente.png"
-- Width: 80 Pixels ..
-- Height: 80 Pixels ..

Canvas2:
-- BackgroundColor: White
-- BackgroundImage: "Tras.png"
-- Width: 80 Pixels ..
-- Height: 80 Pixels ..

Canvas3:
-- BackgroundColor: White
-- BackgroundImage: "Esquerda.png"
-- Width: 80 Pixels ..
-- Height: 80 Pixels ..

Canvas4:
-- BackgroundColor: White
-- BackgroundImage: "Direita.png"
-- Width: 80 Pixels ..
-- Height: 80 Pixels ..

No final, na tabela de componentes, os componentes devem aparecer com a hierarquia apresentada na imagem.

Construção de Blocos (Blocks)

Tendo em conta as competências adquiridas, nas primeiras lições de programação Android, devem ser construidos os blocos da mesma forma que estes são apresentados nas figuras seguintes.

Blocos para criar lista de dispositivos bluetooth e ligar e desligar o comando.

Blocos para enviar ações através do bluetooth para o arduino.

Código Arduino para funcionamento do controlo remoto.

Código Arduino

Arduino Controlo Remoto

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