Tutorial de Programação Android – Lição 1

Atualmente o Android é o sistema operativo móvel mais usado no mundo.
Em 2013 estava presente em cada 4 de 5 smartphones, possuindo 81% do mercado.
O Android tem ferramentas de fácil compreensão para que qualquer pessoa com um mínimo conhecimento de programação possa criar uma aplicação. Assim, rapidamente foi aumentando o número de aplicações na "play store" da google, onde qualquer pessoa pode colocar a sua aplicação disponivel gratuitamente, ou para venda.
Os utilizadores de arduino rapidamente se aperceberam da possibilidade de interagir no arduino através de um dispositivo móvel com android, permitindo criar inúmeras aplicações através desta interação.

MIT App Inventor

A ferramenta mais fácil de utilizar para que alguém com mínimo conhecimento de programação possa criar uma aplicação é o MIT "App Inventor".
Esta ferramenta, faculta um editor de interface gráfico através do simples "arrasto" de componentes, como é o caso de botões, labels, recursos, listas, etc...
Para utilizadores mais avançados, tem ainda um editor de blocos pré-programados que permitem executar tarefas, sem ser necessário criar um código escrito.

Blocos

Os blocos da ferramenta "MIT App Inventor", são parecidos com um puzzle, encaixando uns nos outros criando um conjunto de regras e operações que são desenvolvidas ao longo da utilização da aplicação criada.
Para que as regras e operações sejam realizadas é necessário que o utilizador da aplicação interaja com esta através do interface gráfico. Aí são colocados os elementos de entrada e saida de informações.

Utilização da ferramenta “MIT App Inventor 2″

A ferramenta "MIT App Inventor 2", é uma plataforma utilizada via navegador de internet. Atenção que tem apenas suporte para o "Firefox" e "Chrome".
Para iniciar a sua utilização, aceder ao site:
http://appinventor.mit.edu/explore/
É necessário criar uma conta para a sua utilização ou então, para quem tem um endereço de e-mail gmail, basta ter sessão inicializada no chrome, aceder ao site e clicar no botão "Create" no canto superior esquerdo. O mesmo serve para quem não tem conta no gmail, basta clicar no botão "Create" e seguir todos os passos com atenção.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>