Tutorial de Programação Arduíno – Lição 2

Código base:

-> Inicialização de um código;
-> Comunicação série;
-> Programa - Piscar LED;
-> Compreensão do código do programa - Piscar LED.

Inicialização

Primeiro de tudo é importante explicar que a linguagem Arduino é sensível a maiúsculas: uma letra maiúscula não é o mesmo que uma letra minúscula.
O código a seguir representa o mínimo para que um programa possa ser compilado:

O "void setup ()" é normalmente usado para inicializar variáveis ​​, modos de pinos , definição a velocidade de transmissão serial, etc. O software só vai a uma secção de cada vez.

O "void loop ()" é a parte do código em que se faz um loop, ou seja, cria-se um ciclo de repetição para que as instruções dentro do mesmo sejam repetidas.

Quase todas as linhas de código precisa de um ponto e vírgula ';' para ser finalizada. Para escrever comentários numa única linha de código ,coloque duas barras invertidas , seguidas pelo texto:

/ / comentários são ignorados durante a compilação de seu programa

Para escrever comentários multi- linha , iniciar o comentário com / * e terminam com * /

/ * Este é um comentário
de várias linhas* /

Se por exemplo se quiser colocar um código dentro de um "void loop ()", o código é escrito dentro de chavetas {}:

void loop () {
ESCREVER AQUI O CÓdigo
}

Comunicação série

A placa Arduino pode comunicar com várias velocidades de transmissão. A transmissão é uma medida em quantas vezes o hardware pode enviar informação a cada segundo. Para definir a velocidade de transmissão, use o seguinte código:

void setup () {

Serial.begin (9600);

}

Para produzir um valor na janela Arduino, considere o seguinte programa:

Verifique se o programa não tem erros premindo o botão "Verificar" (parece um botão "play"), os erros aparecem na parte inferior da janela.
Seguidamente, enviar o projeto para a placa usando o botão "Enviar para I / O Board" (seta apontada para a direita). Aguarde que o upload seja feito e de seguida seleccione o botão "Serial Monitor" (botão que se parece com uma lupa no canto superior direito). Quando o serial monitor abrir , certifique-se que a velocidade de transmissão selecionada é a mesma do seu programa.

Programa – Piscar LED;

No software Arduino vá a File -> Exemplos -> Basics -> Blink LED. O código irá carregar automaticamente na janela, pronto para ser transferido para o Arduino.

Deve colocar um LED no pino 13 e de seguida pressionar o botão "Upload" e aguarde até que o programa diga "Upload Concluído". Você deve ver o LED no pino 13 começar a piscar.

Compreensão do código do programa – Piscar LED

Da Lição 1, vai reconhecer a configuração básica de código void ( ) {} e void loop () {} , bem como os comentários. As três novas linhas de código são:

pinMode (13, OUTPUT);

A qual define o pino 13 como um pino de saída . O oposto , seria INPUT, faria com que o pino lê-se um sinal de 5V em vez de emiti-lo.

digitalWrite (13 , HIGH ) e digitalWrite (13, LOW);

A linha digitalWrite (pin , HIGH) ; coloca um pino especifico elevado para a 5V. Neste caso, escolheu o pino 13, pois o LED está ligado ao pino 13 . Substituindo alto com LOW , o pino é definido para 0V.

delay ( 1000) ;

O linha delay ( 1000) ; faz com que o programa espere 1000 milissegundos antes de continuar (onde 1000 é apenas um exemplo conveniente para chegar com um 1 segundo de atraso ) . Note-se que , durante um intervalo , o microcontrolador espera simplesmente e não executa quaisquer linhas de código adicionais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>