Tutorial de Programação Arduíno – Lição 1

Com o aumento da popularidade do Arduino, é cada vez mais evidente que este é o microcontrolador mais utilizados em termos académicos, por amadores e pequenas empresas. Muitos dos produtos electrónicos de diferentes empresas de produção, estão a entrar num ramo de produção de diferentes "shields" produzindo variações muito especificas para uma dada tarefa. O site Arduíno oferece recursos livres e tutoriais, bem como uma referência de linguagem para ajudar a entender o código e sintaxe.

O que é um Arduino?

É uma placa de controlo de entrada de dados (IN), por exemplo sensores, e saída de dados (OUT), por exemplo atuadores, com é o caso de motores e leds.
Possui ainda um regulador de tensão de 5 V, um botão de reset, um conector de alimentação, pinos conectores, LEDs e uma entrada de ligação USB. Quando ligado através de USB o Arduino não necessita alimentação externa.
EM termos de alimentação external esta pode variar entre 7 a 12 V.
O Arduino tem um conjunto de pinos de entrada e saída.

Hardware

Para começar é necessário uma placa Arduíno, sensores e atuadores. Uma vez que o Arduíno pode ser ligado por USB a um computador, basta, utilizar o software Arduíno IDE de modo a poder criar códigos de carrega-los diretamente na placa .

Download e Instalação do software Arduíno IDE

1- Ir para www.arduino.cc para descarregar a última versão do software Arduino (link direto: http://arduino.cc/en/Main/Software , seleccione o seu sistema operativo, neste caso, será o Windows);

2- Guardar o arquivo *.ZIP no desktop;

3- Criar uma pasta chamada "Arduino" na pasta "Programas" do disco local.

4- Extraia o conteúdo da pasta *.ZIP para a pasta "Arduino";

Interface do Arduíno IDE

A interface Arduino é bastante simples. Quando se executa o software, na primeira janela, é mostrado um editor de texto em branco. Os Projetos Arduino são chamados "sketches" e quando se começar um novo projeto, são criados diversos ficheiros, alguns dos quais são livrarias e dependências necessárias ao projeto.

Para se conectar uma placa:

1- Inicie o software Arduino, clicando duas vezes no ícone do Arduino;

2- Conecte uma extremidade do USB no Arduino e a outra ponta em seu computador;

3- O computador deve detectar o novo dispositivo e dizer-lhe se está instalado corretamente;

4- No software , seleccione "Ferramentas" -> "Board" -> e seleciona a sua placa;

5- No software , seleccione "Ferramentas" -> "Porta Serial" -> COM # (note que, se você tem várias portas , você terá que ir ao Gestor de Dispositivos para ver qual porta COM atribuída à sua placa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>