Tutorial de Montagem – Etapa 2

Tutorial de Montagem da plataforma robótica

O tutorial é composto por 4 etapas:
- Etapa 1: Montagem da base de suporte do robô;
- Etapa 2: Montagem do shield de motor e suporte da parte superior;
- Etapa 3: Montagem dos componentes na parte superior do robô;
- Etapa 4: Ligações e sensores;

Etapa 2:

Componentes necessários para a segunda etapa de construção:
Resultado da Etapa 1;
2 x Parafuso de fixação do shield de motor;
1 x Suporte de pilhas;
6 x Varão e parafuso;
1 x Shield de Motor;
1 x Conjunto de 8 fios;
1 x Sensor de Infra-vermelhos

Em termos de fixação do shield de motores, colocar na placa de acrílico os dois parafusos, debaixo para cima, seguidamente uma porca que servirá de elevação ao shield para que não fique encostado ao acrílico e finalmente o shield e uma porca para fixação. No caso dos varões, colocar um em cada local assinalado, como mostrado na figura.
Para efetuar as ligações dos motores com o shield, colocar nas entradas do lado direito do shield os fios dos dois motores direitos, procedendo do mesmo modo no esquerdo, como mostrado na figura.
Para finalizar a etapa faz-se a conexão do conjunto de 8 fios nos conectores amarelos do shield de motores de modo a que este mais tarde possa trocar informação com a placa Arduino. É necessário conectar o fio preto (negativo) ao conector do ground (GND) e o vermelho (positivo) na alimentação (VMC).
Fixar na parte inferior da placa de acrílico o sensor de infravermelhos, tendo em especial atenção de que o parafuso não pode ser demasiado apertado pois pode danificar o sensor.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>